Desde que ouviu Neil Gaiman lendo um trecho de The 13 Clocks na Mesa de Cabeceira da Flip, quando os convidados dizem qual livro levariam para uma ilha deserta, a tradutora Cynthia Costa sonhava com a obra de James Thurber (1894-1961). Esse foi o primeiro livro que o cultuado autor de graphic novel leu na vida, aos 7 anos – e foi quando, ele contou em Paraty em 2008, descobriu que as palavras eram bonitas. “Voltei a ele já adulto e descobri que elas eram bonitas como eu me lembrava”, disse Gaiman, que sempre que pode indica o livro. Sete anos depois daquela leitura e alguns meses após a criação da Poetisa, editora que Cynthia divide com Juliana Bernardino, ela adquiriu os direitos do livro. Com as ilustrações originais (o livro é de 1950), prefácio de Neil Gaiman para a edição americana, novo projeto gráfico e tradução de Érico Assis, Os 13 Tique-taques deve sair entre março e abril.
INDEPENDENTE
Um ano de Nós
A editora Nós, de Simone Paulino, faz um ano este mês com planos de mais do que dobrar o catálogo em 2016. Serão 4 títulos no 1.º semestre: as antologias A Inocência das Facas e Olhar Paris, o romance Mentiras, estreia de Felipe Franco Munhoz (com protagonista inspirado em Philip Roth) e Um Quarto na Holanda– breve biografia de Descartes, por Pierre Bergounioux. Isso, só para começar.
CAPA
Trajetória ilustrada
Nos 60 anos da morte de Tomás Santa Rosa, Ateliê e Edições Sesc lançam Capas de Santa Rosa, a mais ampla coletânea com o trabalho do artista.
FICÇÃO
Lançamento duplo
Resultado de dois anos de trabalho de pesquisa e tradução de Sérgio Medeiros, A Borboleta e o Sino será lançado em meados de março pela catarinense Cultura e Barbárie. Trata-se de uma antologia de haikus de Yosa Buson. Medeiros, que é poeta e professor de literatura, manteve a métrica clássica (5-7-5 sílabas) e considerou a música do original. O volume traz ainda cada poema em romaji, a escrita japonesa que usa o alfabeto latino.
*
Será um lançamento duplo. Dirce Waltrick do Amarante, também professora e tradutora (Joyce, Carroll), estreia na ficção com o livro Ascensão – Contos Dramáticos.
INFANTIL
A volta do menino lobo
Com texto original de 1894, O Livro da Selva, de Rudyard Kipling, ganha ilustrações (acima) do mexicano Gabriel Pacheco e edição, em março, da WMF Martins Fontes. A obra traz a fábula de Mogli, o urso Baloo, a pantera Bagheera e o tigre Shere Khan. Um novo filme baseado na obra – o primeiro é de 1960 – estreia em abril.
NÃO FICÇÃO
Bobbio e o crescimento
Já a Martins Fontes – Selo Martins terá, entre os destaques de 2016, o lançamento de Escritos Sobre Marx, de Norberto Bobbio – de quem a Unesp acaba de lançarDemocracia e Segredo e Política e Cultura – e 24 Horas na Vida de Uma Mulher, de Stefan Zweig. Desde 2009, quando os irmãos dividiram o catálogo, a editora de Evandro Martins Fontes registra, em média, anualmente, aumento de 3,5% no lucro.
LIVRARIA
O próximo capítulo
A Amazon está vendendo os e-books da Cosac Naify com cerca de 50% de desconto. A expectativa é que esse seja apenas o primeiro passo da parceria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário