Ministério da Cultura polonês anuncia aquisição de 86 mil objetos, incluindo "Dama com arminho" e obras de Renoir e Rembrandt. Preço total de 100 milhões de euros fica bem abaixo do valor avaliado de 2 bilhões.
"Dama com Arminho", de Leonardo da Vinci
O Ministério de Cultura da Polônia comprou nesta quinta-feira (29/12) uma coleção privada de cerca de 86 mil obras de arte que inclui o célebre quadro de Leonardo da Vinci Dama com Arminho, além de trabalhos de Renoir e Rembrant. A aquisição custou pouco mais de 100 milhões de euros, uma ninharia se considerado o valor de mercado de 2 bilhões de euros.
As obras adquiridas pelo Ministério da Cultura da Polônia eram de propriedade da Fundação Czartoryski. O famoso retrato do século 15 da jovem Cecilia Gallerani com um arminho no colo havia sido adquirido pela família Czartoryski na Itália, em 1798, e levado para a Polônia. Lá foi saqueado pelos nazistas em 1939, até regressar definitivamente ao solo polonês depois da Segunda Guerra.
Além da obra do mestre renascentista italiano, que sozinha está avaliada em 350 milhões de euros, a coleção comprada pela Polônia abrange ainda desenhos de Renoir e Paisagem com o Bom Samaritano, de Rembrandt, entre outras.
Fonte: Deutsche Welle
Nenhum comentário:
Postar um comentário